Tramas de Axé
NARRATIVAS DE TERRITORIALIDADES
TRAMAS DE AXÉ, NARRATIVAS DE TERRITORIALIDADES exposição transmídia, imersão com instalação que se move em tramas, envolvendo mapping em artefatos usados nos terreiros de candomblé e umbanda, projeções de luz entre objetos simbólicos, experiências sensoriais táteis, olfativas, palatáveis e sonoras na fisicalidade. Experiência sensorial virtual por meio do metaverso com realidade virtual.
Instalação com superfícies sólidas, flexíveis e translúcidas, tecidos, materiais de demolição, formarão caminhos das tramas. Estes caminhos, em suas superfícies, receberão projeção de filmes de micro duração com fotografias. No centro da Trama será instalado uma pequena estrutura para comportar a experiência de VR/metaverso.
As imagens de autoria de Clara Nascimento-Yalodê, SÓ-Rastros, Cassie Capeta e Noale Toja, com técnicas de motion design, são criadas peças para mapping em artefatos como bacias de ágata branca com água e ervas, alguidar com temperos de dendê, quartinhas brancas com projeção de seus conteúdos, emitindo sonoridades; tecidos e outras superfícies que modelam a trama. Criação de ambiente de projeção de luz sobre símbolos (como stencil) ligados aos orixás e as ancestralidades.
“Outros territórios de Axé”, experimentação imersiva, oficina de criação de imagens e sons com o celular. Destinada ao público escolar (professoras e estudantes da rede municipal de ensino).